MP do Rio investiga irregularidades no Inmetro

Denúncia

Publicado em 11/07/2018 - 19:05 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro apura denúncias de irregularidades no Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, com sede na capital fluminense.

 

As suspeitas envolvem denúncias de assédio moral, impedimentos para instalação de corregedoria interna, sucateamento do órgão e desvios de recursos.

 

São investigados o atual presidente do instituto, Carlos Augusto Azevedo, e o ex-diretor de Administração e Finanças, Alexander Assis de Oliveira, exonerado há uma semana.

 

A procuradora da República Renata Batista, da unidade do MPF em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, afirmou que, pelas apurações, há um grave comprometimento da alta administração do Inmetro, que envolve desde uma articulação para atrasar ou impedir a instalação do setor de corregedoria interna, que poderia atuar para evitar outras irregularidades, passando pelo sucateamento do órgão e chegando até fatos bem mais graves, como desvios de recursos públicos federais.

 

A procuradora quer esclarecer ainda irregularidades em contratos com empresas de limpeza e de processamento de dados, além de outras questões no registro e nas anuências de licença de importação.

 

Também são alvos da investigação denúncias da condenação em segunda instância do presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, por improbidade administrativa, no período em que ele estava à frente da Faetec, Fundação de Apoio à Escola Técnica.

 

Em entrevista à Agência Brasil a procuradora Renata Batista afirmou que o MPF em São João de Meriti vem enfrentando grande resistência em obter documentos públicos necessários às investigações, o que, segundo ela, mais uma vez, tem funcionado como uma tentativa de blindar o órgão das apurações.

 

Procurado pela Agência Brasil, o atual presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, admite que houve “um problema” na Faectec, em 2002, mas que a ação já foi julgada e ele sofreu a sanção que a lei previa. 

 

Azevedo afirmou ainda que, quando foi indicado para o comando do Inmetro, teve o seu nome analisado pela Presidência da República e não foi identificada “qualquer impossibilidade”.

 

Já Alexander Assis de Oliveira, acusado de assédio moral e irregularidades em contratos de serviços de empresas, disse que as denúncias, feitas segundo ele, por um servidor, já foram verificadas pela Controladoria Geral da União (CGU) no ano passado e todas respondidas.

Últimas notícias
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo