Copa dos Refugiados será lançada no Rio nesta sexta-feira

Esporte

Publicado em 01/08/2018 - 19:47 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro vai sediar pela primeira vez a Copa dos Refugiados.  A abertura será nesta sexta-feira, no Maracanã, na zona norte da capital fluminense, com a participação de representantes da Acnur, Agência para Refugiados das Nações Unidas.

 

Durante a solenidade haverá sorteio dos times e os participantes darão o pontapé simbólico de início da Copa. Mas a bola mesmo só vai rolar no sábado, no campo do Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, com entrada franca.

 

O evento, criado em 2014 em São Paulo, tem o objetivo de provocar a integração social dos refugiados no Brasil, utilizando o futebol como um incentivo à inclusão. A Copa nasceu a partir da iniciativa do congolês Jean Katumba, fundador da ONG África do Coração.

 

A primeira edição do evento no Rio vai contar com a participação de oito times, com mais de 120 jogadores no total. O torneio, segundo Jean, tem a intenção de dar visibilidade a causa dos refugiados.

 

Além de Rio e São Paulo, este ano o campeonato também aconteceu em Porto Alegre. E em setembro, será realizada a grande final, com os campeões de cada cidade.

 

A Copa dos Refugiados é um projeto que, além do futebol, promove outras iniciativas de integração, como palestras, oficinas e exposições, que tiveram início já nesta quarta-feira.

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo