Estados do Norte sentem efeitos do terremoto na Venezuela

Tremor de Terra

Publicado em 22/08/2018 - 08:05 Por Samanta do Carmo - Brasília

Pelo menos três estados da Região Norte do Brasil sentiram os efeitos do terremoto que atingiu a costa da Venezuela, na tarde dessa terça-feira (21).


Segundo a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas, o tremor ocorreu por volta das 17h30, no horário local, e teve magnitude de 6.3 na escala Richter.


O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo apontou magnitude de 7.2. O Serviço Geológico dos Estados Unidos também calculou o terremoto acima de 7 pontos na escala Richter.


Em Manaus, o Corpo de Bombeiros registrou 15 chamados em decorrência do terremoto vindos de diversos pontos da cidade como Ponta Negra, centro, Adrianópolis e Dom Pedro.


Na capital amazonense, os efeitos foram sentidos em edifícios mais elevados. Prédios foram evacuados e o Corpo de Bombeiros realizou vistorias em alguns pontos.


Em Macapá, o prédio onde funciona a universidade Unip teve de ser evacuado. Moradores de Laranjal do Jari, também no Amapá, relataram pelas redes sociais que árvores caíram por causa do tremor e os moradores correram para as ruas no momento do abalo.


O tremor de terra ainda foi sentido em cidades de Roraima, inclusive Pacaraima, porta de entrada dos imigrantes venezuelanos que chegam ao Brasil.


De acordo com a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas, os terremotos são comuns no país, que está numa região onde se encontram diferentes falhas sismológicas.


O Corpo de Bombeiros da Amazônia orienta que, caso outro tremor venha a acontecer, as pessoas devem manter a calma e evacuar o local onde o abalo está sendo sentido.


Em abril, um terremoto de magnitude 6.7 na escala Richter, ocorrido no sul da Bolívia, foi sentido em Brasília, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Vários prédios também foram evacuados e vistoriados.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo