agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Famílias atingidas por obras em Belo Monte deixam Ibama de Altamira

01:56 Geral, Notícias 01/08/2018 - 12h20 Brasília Embed

Renata Martins

Após mais de 20 dias de protestos, famílias atingidas pelas obras da Hidrelétrica de Belo Monte desocuparam, nessa terça-feira (31), o escritório do Ibama em Altamira, no Pará.


Os moradores do bairro Jardim Independente I também liberaram o trecho da rodovia Transamazônica, próximo ao acesso à hidrelétrica, bloqueado nessa segunda-feira (30).


De acordo com o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), a desmobilização ocorreu após negociação entre o Movimento, Ibama, Norte Energia, Governo Federal e Defensoria Pública da União.


O motivo dos protestos é a situação degradante de quase mil famílias que moram em palafitas ou casas onde a interligação à rede de esgoto não é viável, no bairro Jardim Independente I, em Altarmira (PA).


Em março deste ano, o Ibama reconheceu que o aumento populacional e a especulação imobiliária gerada pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte foram os principais fatores para a ocupação desordenada da região da lagoa.


Por isso, o instituto determinou que a Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, reassentasse essas famílias.


Mas a realocação sequer começou e casas na área alagadiça desabaram. Sem ter para onde ir, no dia 9 de julho 23 famílias montaram barracas no pátio da sede do Ibama, em Altamira.


Segundo o próprio Ibama, a Norte Energia se comprometeu a assumir, em caráter emergencial, os custos de aluguel e a mudança das 23 famílias que ocupavam o prédio público.


Procurada, a Norte Energia não se pronunciou até o fechamento desta matéria.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique