Peixes-boi são preparados para retorno à natureza

Meio Ambiente

Publicado em 21/08/2018 - 12:22 Por Michelle Moreira - Brasília

Doze peixes-boi que vivem em tanques do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, serão levados para um lago seminatural no município de Manacapuru, a cerca de 70 quilômetros da capital manauara.


As sete fêmeas e os cinco machos são vítimas da caça ilegal.


Os animais serão transferidos em diferentes datas. A primeira realocação, que envolve quatro mamíferos, aconteceu nesta terça-feira (21). A segunda será no dia 28 de agosto e a última em setembro.


Esta etapa de semicativeiro é considerada essencial para facilitar a adaptação dos peixes-boi aos rios. No meio lacustre, eles terão a oportunidade de entrar em contato, por exemplo, com peixes e tartarugas, além de explorar o local a procura de alimento.


O lago fica às margens do rio Solimões. A conexão dos dois cursos de água traz aporte de nutrientes e aumenta a oferta de plantas.


A atividade faz parte do Programa de Reintrodução de Peixes-boi, coordenado pelo Inpa e executado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), em parceria com a Universidade Kyoto, do Japão.


O projeto teve início em 2008 e, até agora, 23 animais já foram devolvidos à natureza.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo