Brasil deve ajudar Venezuela na erradicação da aftosa

Parceria

Publicado em 06/09/2018 - 10:00 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

Autoridades sanitárias brasileiras e venezuelanas se reuniram nessa quarta-feira (5), em Pacaraima (RR), para elaborar um termo de entendimento mútuo para a erradicação da febre aftosa.


Existem suspeitas de que o rebanho venezuelano possa estar prestes a apresentar um novo surto da doença.


A Venezuela é o único país da América Latina declarado “não livre” em toda a sua extensão territorial.


Em maio deste ano, o Brasil foi reconhecido livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal.


Sílvio Botelho, médico veterinário da  Agência de Defesa Agropecuária de Roraima, afirma que o estado está a postos para oferecer assistência técnica para o país vizinho.


O objetivo é evitar que o rebanho roraimense, usado para consumo interno, seja contaminado.


“Defesa agropecuária você se adianta. Sai na frente, faz a prevenção, se possível entra no país. E esse é o objetivo do Brasil, dos setores, setor produtivo e setor público, tentar conter essa doença dentro da Venezuela. Assistência técnica, educação sanitária, capacitação, sorologia, apoio de laboratório. O que for necessário. A gente não pode medir esforços.”


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento acredita que apenas nesta quinta-feira (6) os termos do acordo de entendimento mútuo sobre febre aftosa estarão definidos.


As ações de combate à doença devem começar a partir da fronteira do Brasil em direção ao interior da Venezuela com vacinações sucessivas, inspeções clínicas e cadastro de propriedades.


A febre aftosa é uma doença viral que afeta principalmente vacas, porcos e cabras. Causa febre e aftas, principalmente na boca e pés dos animais afetados. Muitos deles acabam não resistindo à doença.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo