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Projeto capacita professores da Amazônia para levar educação às comunidades isoladas

02:15 Geral, Notícias 20/10/2018 - 12h00 Brasília Embed

Maísa Penetra

O projeto Universidade Aberta do Brasil da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vai viabilizar o acesso de professores do interior da Amazônia a cursos de formação inicial e continuada por meio das novas tecnologias.

 

A partir de janeiro de 2019, serão atendidas comunidades ribeirinhas do Rio Juruá, no extremo oeste do Amazonas, na modalidade Ensino à Distância.

 

A estruturação dos cursos vem sendo feita há dois anos e, em novembro, profissionais da CAPES, que é ligada ao Ministério da Educação, vão visitar o local, pela primeira vez, antes do início das atividades.

 

Serão três frentes: um curso regular de pedagogia do campo voltado para a formação inicial de professores e gestores escolares com 55 vagas inicialmente; o Projeto Escolas Ribeirinhas Sustentáveis, que tem uma proposta integrada à questão ambiental do bioma Amazônia, com oferta inicial de 68 vagas; e um Curso de especialização no ensino de ciências, direcionado aos professores dos anos finais do ensino fundamental.

 

Hoje os professores saem diariamente das cidades mais próximas para trabalhar nas comunidades ribeirinhas. Para o coordenador geral de programas e cursos de Ensino à Distância da Capes, Luiz Lira, a ideia é tornar a iniciativa uma referência para outras comunidades na Amazônia e de outras regiões do país que possuem o desafio de educar populações isoladas.

 

Segundo a Capes, todo o projeto pedagógico foi elaborado com um grupo de disciplinas comuns para a formação de professores para ser replicado em outras comunidades.

 

Ao todo, 36 escolas ribeirinhas de educação básica serão beneficiadas com essas primeiras turmas de professores formados.

 

As inscrições abrem em dezembro, no portal da coordenação: capes.gov.br

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