agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti caíram no Amazonas

01:19 Geral, Notícias 21/11/2018 - 14h40 Brasília Embed

Maíra Heinen

Casos notificados de dengue no Amazonas sofreram uma redução de 42% de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.


Segundo a Susam, Secretaria de Saúde do estado, em 10 meses, as ocorrências das três principais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti sofreram declínio.


Em relação à dengue, por exemplo, foram 4 mil 379 casos notificados em 2018 contra 7 mil 575 notificações em 2017. O vírus zika teve redução de 32% e a febre chikungunya, 68%.


No entanto, a aproximação do período chuvoso preocupa autoridades de saúde do Amazonas.


A Fundação de Vigilância em Saúde tem feito alertas à população sobre os cuidados necessários para evitar água parada no quintal das casas e também no ambiente do trabalho, que possam servir de criadouros para o mosquito.

 

Dengue, chikugunya e zika provocam sintomas parecidos, como febre, manchas vermelhas, dor de cabeça e nas articulações, diarreia.


A dengue é considerada a mais grave. No Amazonas, circulam 4 sorotipos diferentes do vírus e as formas mais graves podem levar à morte.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique