Mais de 300 celulares foram roubados este ano em Manaus

Segurança

Publicado em 06/11/2018 - 08:54 Por Maísa Penetra - Brasília

De janeiro a agosto deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas bloqueou 304 aparelhos celulares roubados ou furtados em Manaus.

 

O objetivo é impedir que tais aparelhos sejam comercializados e utilizados, além de inibir a prática desse tipo de crime.

 

É possível bloquear o aparelho por um sistema da Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, que inativa imediatamente qualquer aparelho, de seis a 24 horas após o registro do boletim de ocorrência e solicitação do bloqueio.

 

O proprietário do celular também pode solicitar o bloqueio online no site da Delegacia Interativa, pelo www.delegaciainterativa.am.gov.br. Pela internet, é preciso informar os dados do titular da linha com nome completo, CPF, RG, endereço e o número do boletim de ocorrência.

 

O cidadão que teve o celular roubado ou furtado pode, ainda, solicitar à delegacia onde foi registrado o boletim de ocorrência, o rastreio do celular. Neste caso, a Polícia Civil entra em contato com a Anatel e as operadoras de telefonia para localizar o aparelho.

 

Quando for localizado, a pessoa que está com o celular deve comparecer à delegacia e responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência, que é um crime de menor potencial ofensivo, e pode ser enquadrado por receptação culposa.

Destaques EBC


Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo