agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Brasil tem 30 mil casos de hanseníase registrados por ano; país é o segundo no ranking da doença

02:25 Geral, Notícias 30/01/2019 - 20h12 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

Cerca de 30 mil casos de hanseníase são registrados por ano no Brasil. Esses números colocam o país como o segundo lugar com mais casos da doença, atrás apenas da Índia.

 

O médico Gilvan Alves, membro da sociedade Brasileira de Dermatologia, diz que a hanseníase já deveria ter sido erradicada no país há muito tempo.

 

A orientação é que as pessoas procurem um médico assim que perceberem o aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque, e também quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família

 

Embora tenha cura, a doença pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento for inadequado.

 

A servidora pública Marli Araújo teve hansensíase no ano dois mil. Ela procurou a rede pública de saúde e no ano seguinte estava curada. Ela conta que o tratamento é simples mas que exige persistência.

 

O diagnóstico da hanseníase normalmente é feito por um médico dermatologista e envolve a avaliação clínica do paciente com aplicação de testes de sensibilidade, sobre a mancha, avaliação dos nervos e da força motora.

 

 

* Produção: Renato Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique