Fazenda no Pará é alvo de ocupação de sem-terras

Sem-Terras

Publicado em 15/01/2019 - 11:27 Por Renata Martins - Brasília

Um grupo ligado à União Nacional Camponesa ocupa desde sexta-feira (11) a Fazenda Novo Mundo, no município de Itupiranga, próximo a Marabá, no Pará.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, a propriedade particular, de médio porte, tem cerca de 3 mil hectares e é produtiva, com criação de gado e plantio de diversas culturas.

 

Na tarde dessa segunda-feira (14), o secretário de Assuntos Fundiários, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nabhan Garcia, falou sobre o que ele disse ser a primeira invasão de sem-terras durante o governo Bolsonaro.

 

Sonora: "Foi uma invasão extremamente agressiva, com elementos armados. Os funcionários da fazenda estiveram presos e mantidos em cárcere privado por várias horas. Foram soltos depois. A fazenda continua invadida. Estima-se, pela própria polícia do Pará, que eram 300 pessoas. Acabei de receber uma informação que está chegando mais gente. O proprietário não pode entrar na sua própria propriedade. A sede está invadida.”

 

Nahban afirmou que solicitou empenho das autoridades paraenses.

 

Sonora: “O governador do Estado do Pará e o secretário de Segurança Pública do Pará, diante da situação grave que está ocorrendo, tomarão as medidas cabíveis, com respaldo do poder Judiciário. Obviamente que a polícia, para entrar lá dentro, vai ter uma autorização judicial. Da mesma forma que a reintegração de posse também será feita mediante a liminar de reintegração de posse. Agora, nesse quesito, aí sim, serão identificados os infratores e qualificados e punidos com o rigor da lei. E aqueles que estiverem armados serão preso em flagrante.”

 

O secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura negou que o governo vá paralisar os processos de reforma agrária; mas afirmou que não a fará sob ameças ou pressão.

 

O governo do Pará não retornou nosso pedido de informação. Ainda não conseguimos contato com representantes da União Nacional Camponesa.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo