Barragens passam por fiscalização no Amazonas

Meio ambiente

Publicado em 11/02/2019 - 19:39 Por Bianca Paiva - Brasília

Uma comitiva composta por técnicos do Ipaam, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de órgãos de controle fiscalizou, durante quatro dias, nove barragens instaladas na Vila de Pitinga, a 307 quilômetros de Manaus.

 

A vistoria terminou no último sábado e incluiu outras atividades realizadas pela empresa Mineração Taboca que exigem licença do Ipaam.

 

Segundo informações do Instituto, a visita já estava agendada antes do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. A última fiscalização foi feita em agosto de 2018.

 

A Mineração Taboca possui na área oito barragens de rejeitos de mineração e uma para a hidrelétrica, que produz energia para a operação da empresa. De acordo com o Ipaam, o monitoramento foi reforçado nos últimos anos, principalmente após o desastre em Mariana, também em Minas Gerais. Com isso, as barragens de mineração no Amazonas deixaram de ser categorizadas como de alto risco para baixo. Apenas uma barragem de rejeitos apresenta dano potencial associado alto, porém com laudo técnico atestando a estabilidade da estrutura.

 

Durante a vistoria, o gerente-executivo de sustentabilidade da empresa, Newton Viguetti, ressaltou que o tipo das barragens construídas na Mina de Pitinga é diferente e mais seguro do que o utilizado pela empresa Vale em Brumadinho e Mariana. Também reforçou que não há populações vivendo nas áreas abaixo das barragens e que, em caso de rompimento, os rejeitos não atingiriam as dependências da empresa onde ficam os funcionários.

 

O Ipaam informou que vai elaborar um relatório com as informações colhidas durante a fiscalização na Mina de Pitinga.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo