agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Fachin derruba liminar que autorizava governo de Roraima a revalidar diplomas

01:16 Geral, Notícias 25/02/2019 - 19h44 Brasília Embed

Renata Martins

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, derrubou liminar que permitia ao Poder Público de RoraIma validar títulos obtidos em instituições de ensino superior sediadas em outros países.

 

O próprio governo do estado entrou no Supremo contra a Lei aprovada em 2013, que permitia que os  diplomas de pós-graduação de servidores públicos expedidos em outros países pudessem ser reconhecidos pelo departamento de recursos humanos dos órgãos estaduais.

 

Na ação, o executivo estadual sustenta é competência da União legislar sobre a revalidação de diplomas de graduação expedidos por instituições de ensino estrangeiras.

 

Para o ministro Fachin, além de afrontar a competência da União,  a lei estadual afasta as exigências de revalidação de diplomas de curso superior previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

De acordo com a norma, os diplomas expedidos por universidades estrangeiras devem ser revalidados por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente.

 

Segundo o ministro Fachin, é patente a possibilidade de dano ao erário público estadual diante da eventual concessão de promoções funcionais, gratificações e outros benefícios a servidores que não tenham seus títulos devidamente reconhecidos de acordo com a regras da LDB.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique