Amazonas tem 62 casos confirmados de Influenza A H1N1

Saúde

Publicado em 05/03/2019 - 12:01 Por Dayana Vitor - Brasília

Foram notificados 276 casos da síndrome gripal no Amazonas. Desses, 62 deram positivo para o vírus da Influenza A H1N1; e 33 para Vírus Sincicial Respiratório, principal responsável pela bronquiolite em crianças. 

 

Os dados são do Boletim Epidemiológico divulgado, nessa segunda-feira (4), pela Fundação de Vigilância em Saúde.

 

Ainda de acordo com o boletim, 16 pessoas morreram por H1N1: 12 em Manaus, 2 em Manacapuru, 1 em Parintins e 1 de Itacoatiara. Também foram registradas mortes por Vírus Sincicial Respiratório, sendo 3 em Manaus e 1 em Borba.


Diante dos sintomas de gripe forte, a orientação é procurar uma unidade de saúde perto de casa. 

 

As secretarias estadual e municipal de Saúde reforçaram suas unidades com o antiviral e toda a rede da capital e do interior está abastecida.


A Prefeitura de Manaus anunciou a ampliação da dispensação do medicamento para 23 unidades básicas de saúde, inclusive as que operam com horário ampliado.


A gripe é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, ao falar, tossir, espirrar e pelas mãos que transmitem o vírus por contato direto ou contaminando superfícies e objetos.


Recomenda-se, entre outras coisas, a lavagem frequente das mãos, o uso de lenços de papel para proteger boca e nariz ao espirrar; uso de álcool gel; evitar a exposição de menores de cinco anos ao clima chuvoso; e manter ambientes bem ventilados.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo