Funai inicia monitoramento de índios isolados no Amazonas

Proteção Etnoambiental

Publicado em 07/03/2019 - 19:37 Por Juliana César Nunes - Brasília

A Funai, Fundação Nacional do Índio, iniciou esta semana uma expedição de Proteção e Monitoramento de Indígenas Isolados Korubo, que vivem na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas.

 

 

Cinco servidores vão atuar nos próximos meses em ações às margens do Rio Coari. Haverá revezamento de equipe a cada 40 dias. Os servidores contam com apoio da Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Exército e lideranças indígenas. A Secretaria Especial de Saúde Indígena também disponibilizou profissionais de saúde para a expedição.

 

 

Marco Aurélio Tosta, da Coordenação de Política de Proteção e Localização de Índios Isolados, afirma que o objetivo principal é possibilitar a reaproximação entre cerca de 21 indígenas Korubo de recente contato e 31 indígenas isolados da mesma etnia. A Funai também pretende evitar disputas por território entre os povos Korubo e Matis.

 

 

“Tanto os Matis quanto os Korubo vêm pedindo há algum tempo que a Funai entre em campo e promova essa expedição para que se evite qualquer situação que possa gerar algum conflito futuro. Nós não podemos falar de uma situação conflituosa, mas poderia no futuro evoluir para uma situação mais conflituosa mesmo.”

 

 

A Terra Indígena Vale do Javari fica no extremo oeste do estado do Amazonas. É uma das maiores terras indígenas demarcadas do país, com mais de oito milhões de hectares. Também concentra o maior número de registro de povos indígenas isolados, com 10 referências confirmadas.

 

 

Desde 2015, existem registros de contatos entre os povos Korubo e Matis. Além dos conflitos, uma das principais preocupações da Funai é com a sobrevivência dos indígenas Korubo, que não possuem proteção imunológica para doenças decorrentes do contato com não-indígenas.

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo