Governo do Rio cancela concessão do estádio do Maracanã

Complexo Esportivo

Publicado em 18/03/2019 - 16:33 Por Lígia Souto - Brasília

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel anunciou, nesta segunda feira (18), cancelamento do contrato com o consórcio que administra o estádio do Maracanã.

 

Com isso, o governo do estado reassume o controle do complexo esportivo até a realização de uma nova licitação.

 

O decreto ainda será publicado no Diário Oficial do estado.

 

Durante coletiva de imprensa, no Palácio Guanabara, Witzel explicou que a decisão foi tomada em decorrência do descumprimento do contrato.

 

Segundo o governo estadual, a concessionária não pagava as parcelas de outorga desde maio de 2017, gerando uma dívida de R$ 38 milhões aos cofres públicos.

 

A atual concessionária, gerida pela Odebrecht, tem até 19 de abril para deixar a administração.

 

A medida, segundo o governador, não afeta os clubes ou a realização das partidas de futebol.

 

Witzel explicou que nos próximos 30 dias, uma comissão que está sendo formada vai trabalhar na retomada da administração do estádio pelo poder público.

 

Dentro desse prazo, será elaborada uma permissão de uso do espaço. Também será lançada uma nova licitação para que uma parceria público-privada assuma a gestão do estádio.

 

O governador disse que também pretende construir uma laje sobre a estação de trem da Supervia em frente ao Maracanã para preservar o parque Aquático Júlio De Lamare, o estádio de atletismo Célio de Barros e o antigo Museu do Índio.

 

A ideia é que o espaço possa ser ocupado por estacionamento, shoppings e até hotéis.

 

Por nota, a concessionária disse que foi surpreendida ao receber a notícia pela imprensa.

 

A empresa afirmou que não teve acesso a nenhum ato oficial do Governo do Estado.

 

Alguns clubes também se manifestaram. O Flamengo divulgou nota parabenizando a decisão. Disse que espera que a nova licitação contemple a possibilidade dos clubes do Rio participarem da administração do Maracanã.

 

O Fluminense também avaliou de forma positiva o cancelamento da atual concessão e ressaltou que espera que, a partir de agora, os clubes passem a ter participação na administração do estádio.

 

Últimas notícias
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo