Nível do Rio Negro pode ultrapassar 29 metros

Amazonas

Publicado em 21/03/2019 - 11:57 Por Bianca Paiva - Brasília

A cheia do Rio Negro este ano, em Manaus, tem potencial para causar problemas à cidade e às zonas rurais da região.

 

A previsão é do Inpa, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. As águas podem chegar a 29 metros e quatro centímetros, com uma margem de erro de 30 centímetros para cima ou para baixo.

 

Essa estimativa tem como base um modelo matemático desenvolvido por um pesquisador da instituição.

 

Segundo o Inpa, trata-se de uma ferramenta importante para se fazer previsões e evitar possíveis desastres com antecedência de três meses do pico da cheia, que normalmente ocorre no mês de junho na região da Amazônia Central.

 

Essa nova metodologia utiliza registros de 1951 até os dias de hoje.

 

Os dados observados nos últimos 30 anos apontam uma tendência de aumento de cheias.

 

As maiores foram em 2009, quando o Rio Negro atingiu 29,77mts; e 2012 quando alcançou 29,97mts.

 

De acordo com o Inpa, depois de uma série de cheias extremas nos últimos 10 anos, o modelo prevê novamente uma cheia acentuada acima da média das enchentes históricas.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo