agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Urnas funerárias encontradas no Amazonas são encaminhadas para estudo

01:36 Geral, Notícias 27/03/2019 - 12h02 Brasília Embed

Bianca Paiva

As peças arqueológicas foram encontradas durante escavações feitas em julho do ano passado em uma comunidade rural no Amazonas. De acordo com informações do Instituto Mamirauá, são nove urnas funerárias que pertencem à Tradição Polícroma da Amazônia, conjunto estilístico e cultural de cerâmicas cujos registros mais antigos datam de 1.400 anos e são encontradas desde a Cordilheira dos Andes até a boca do rio Amazonas.

 

Os artefatos com as ossadas ficaram inicialmente sob a guarda do Mamirauá, na cidade amazonense de Tefé, e agora estão na Ufopa, a Universidade Federal do Oeste do Pará, na cidade de Santarém. Pesquisadores vão investigar o passado e a origem dessas urnas e, se possível, obter informações como sexo biológico, idade e patologias dos ossos. 

 

O transporte das urnas ocorreu em fevereiro e exigiu uma operação cuidadosa. Houve um trabalho de acondicionamento dos artefatos em embalagens de madeira, construídas especificamente para prevenir o impacto e demais eventualidades durante a viagem.

 

Segundo o Instituto Mamirauá, depois de mais de 1.200 quilômetros de distância percorridos, passando por três cidades e cinco dias de viagem por grandes rios da Amazônia, o material chegou à Ufopa em perfeitas condições.

 

O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique