agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Em Goiás, pesquisadores desenvolvem medicamento que reverte overdose de cocaína

02:44 Geral, Notícias 13/05/2019 - 15h58 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás desenvolveram uma partícula capaz de capturar a cocaína em circulação no sangue de um organismo vivo, mesmo em doses letais – ou seja – mesmo que o indivíduo tenha consumido a droga a ponto de desenvolver um quadro de overdose, que levaria à morte.


A nanopartícula medicamentosa é aplicada na veia.

 

A professora Eliana Lima, que orientou a pesquisa de mestrado da farmacêutica Sarah Rodrigues, explica como ela age no organismo. 

 

Segundo a professora, os testes foram feitos em cobaias e mostraram eficácia de 70%, revertendo rapidamente os sintomas típicos de uma overdose, como a hipertensão arterial, que levaria à morte por insuficiência cardíaca.
 

As pesquisadoras avaliam que, futuramente, a formulação pode servir como uma plataforma para a desintoxicação também de outras drogas.
 

O medicamento está em fase de patente e aguarda despertar interesse da indústria farmacêutica para então ser colocado no mercado.

 

Havendo interessados, a Anvisa pode cobrar novos testes com o medicamento e, nos cálculos dos pesquisadores, poderia ser comercializado em até 3 anos.
 

A nanotecnologia é uma área da ciência que estuda e desenvolve estruturas e materiais extremamente pequenos. Um nanômetro é um milhão de vezes menor que o milímetro.
 

As nanopartículas são usadas na área de farmácia desde 1990.
 

Com a colaboração de Gilberto Costa, da Rádio Nacional, em Brasília, Graziele Bezerra. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique