Manaus: mortos na rebelião do Compaj já foram identificados

Manaus

Publicado em 27/05/2019 - 10:00 Por Renata Martins - Brasília

15 pessoas morreram em briga entre detentos em penitenciária de Manaus, nesse fim de semana.

 

As mortes aconteceram nas quadras e dentro das celas, no horário da visita, do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o Compaj, em Manaus, no fim da manhã desse domingo (26).

 

A briga envolveu internos dos pavilhões 3 e 5, da unidade prisional.

 

O secretário de Administração Penitenciária do Amazonas, coronel Marcus Vinícius de Almeida, relata o que ocorreu.

 

“Por volta de 11h, durante a visita das famílias, houve uma briga entre os presos com 15 mortes. Essas mortes, algumas delas ocorreram através de asfixia, outras por perfurações pelo uso de "estoques" feitos com escova de dentes.”

 

O Grupo de Intervenção Penitenciária formado por policiais militares, foi acionado.

 

De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, a situação foi contida em 40 minutos, sem fugas, nem rebelião. Os parentes foram retirados da unidade. Nenhum familiar ficou ferido.

 

"Nunca havia tido mortes. Isso é uma regra no crime, você não mata quando tem visita. Foi a primeira vez que isso aconteceu no Amazonas, isso é um fato incomum. Eles cometeram o crime na frente dos familiares.
O trabalho agora é identificar os responsáveis pelas mortes e a motivação dos crimes."

 

A Seap fará um levantamento, por meio das câmeras de segurança, para identificar os autores dos assassinatos. As visitas estão suspensas.

 

Todos os mortos já foram identificados. Todos são detentos do regime fechado, do sexo masculino e tinham entre 21 e 42 anos.

 

O Compaj é a mesma unidade prisional onde uma disputa de facções criminosas dentro da unidade resultou na morte de 56 internos, no dia 1º de janeiro de 2017.

 

A briga envolveu internos dos pavilhões 3 e 5, do Complexo Penitenciário Anísio Jobim – Compaj, Manaus. 

 

O secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Marcus Vinicius de Almeida, relata o que as mortes de detentos aconteceram nas quadras e dentro das celas.

 

O Grupo de Intervenção Penitenciária, criado em janeiro deste ano e formado por policiais militares, foi acionado. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária, a situação foi contida em 40 minutos, sem fugas e rebelião. Os parentes foram retirados da unidade. Nenhum familiar ficou ferido.

 

O trabalho agora é identificar os responsáveis pelas mortes ocorridas nesse domingo, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim durante briga entre detentos do Compaj.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo