Colômbia garante vaga nas quartas de final da Copa América

Classificação

Publicado em 20/06/2019 - 14:58 Por Lincoln Chaves - Rio de Janeiro

A Colômbia é a primeira seleção garantida nas quartas de final da Copa América. Mas foi sofrido: 1 a 0 sobre o Catar, no Morumbi, com o gol a cinco minutos do fim, diante de cerca de 25 mil torcedores, pouco mais de 22 mil pagantes. Um público inferior aos 37 mil anunciados por um membro da Comunicação da Conmebol, na terça-feira (18) e desmentido pela assessoria de imprensa do Comitê Organizador, após o jogo.

 

Com a bola rolando, os colombianos tiveram o domínio. No primeiro tempo, quase 70% de posse, mas sem efetividade.

 

Na verdade, só assustaram o Catar em três lances, sempre pelo alto. O jogo morno murchou a normalmente animada torcida colombiana, maioria no Morumbi, que só se empolgava quando o astro James Rodrigues ia bater escanteio.

 

Os apoiadores do time asiático eram só alegria, misturados a brasileiros que os ensinaram a cantar "Olê, olê, olê, olá, Catar, Catar!" e até a reclamar do árbitro, em português.

 

Na etapa final, a Colômbia teve um pênalti anulado pelo árbitro de vídeo. O Catar até assustou entre os 15 e 20 minutos com dois ataques defendidos pelo goleiro Ospina.

 

O time sul-americano insistia nas bolas alçadas na área, mas ora parava no goleiro Al-Shaab, ora na má pontaria. Aos 40 minutos do segundo tempo, James cruzou de trivela e Zapata, enfim, mandou para a rede, de cabeça.

 

Com o empate entre Argentina e Paraguai por 1 a 1, no Mineirão, a Colômbia garantiu, de quebra, a ponta do Grupo B.

 

Com seis pontos, não pode mais ser alcançada por ninguém, o que significa que nas quartas de final a equipe volta a São Paulo para jogar na Arena Corinthians.

 

Antes, encerra a participação na primeira fase, no domingo (23), 16h, contra os paraguaios, na Arena Fonte Nova.

 

No mesmo dia e horário, o Catar mede forças com os argentinos, na Arena do Grêmio. Ambos tem só um ponto.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo