Niemeyer continua fechada por determinação judicial

Rio de Janeiro

Publicado em 07/06/2019 - 13:37 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Avenida Niemeyer, em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, vai permanecer fechada pelo menos até a próxima semana. A decisão foi tomada nessa quinta-feira (6), em audiência especial realizada na Terceira Vara da Fazenda Pública da capital, que deu prazo de 48 horas para o Ministério Público Estadual e a prefeitura do Rio apresentarem documentos sobre o caso de interdição da via.

 

Depois disso, será realizada nova vistoria pelos peritos nomeados pelo Judiciário, no prazo de cinco dias. Somente após esses procedimentos é que será decidido se a Niemeyer será reaberta ou não.

 

Na sessão, a prefeitura alegou que cumpriu todas as exigências feitas anteriormente pela Justiça e que está realizando obras em cinco trechos da encosta da Niemeyer, que devem ser finalizadas em novembro, com um custo superior a R$ 30 milhões. Após a conclusão, há previsão de reflorestamento das áreas.

 

A prefeitura informou ainda que já retirou árvores, casas e entulho da encosta e que alterou o índice pluviométrico a ser atingido para acionamento do protocolo de fechamento da Niemeyer, em dias de chuva, de 48mm para 10mm.

 

Entretanto, as alegações não foram suficientes para convencer a juíza Mirela Erbisti, que afirmou não ter interesse em manter a avenida fechada, mas ponderou que só pode dar a ordem para reabri-la se restar comprovado que não há perigo.

 

Esta é a segunda vez que a Justiça nega o pedido da prefeitura para reabertura da Niemeyer, o que já tinha ocorrido no dia 30 de maio.

 

A interdição da via foi determinada no dia 28 do mês passado, pela juíza Mirela Erbisti, que entendeu que existe possibilidade de deslizamentos de terra no local.

 

Na ocasião ela atendeu parcialmente a pedido do Ministério Público Estadual, que além do fechamento da Niemeyer para o trânsito, solicitou a retirada de todos os moradores do Vidigal que residem em casas localizadas na face do morro voltada para a avenida, mas esse ponto não foi deferido pela juíza.///

Somente neste ano, a avenida Niemeyer já teve que ser interditada por três vezes devido a deslizamentos de terra, em maio, abril e fevereiro, quando duas pessoas morreram soterradas dentro de um ônibus.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo