Nível do Rio Negro ultrapassa 29 metros em Manaus

Cheia

Publicado em 04/06/2019 - 11:45 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O governo do Amazonas começa esta semana a segunda etapa do plano de resposta às cheias. Serão atendidos 31 municípios banhados pelas calhas do Alto Solimões e do Amazonas. Entre eles, Manaus.

 

O nível do Rio Negro na capital do estado atingiu os 29 metros e 7 centímetros nessa segunda-feira (3).  A cota leva a cidade ao estado de emergência. Quinze bairros estão com monitoramento redobrado e 2,2 mil pessoas podem ser afetadas. 

 

A Defesa Civil municipal vai redobrar a construção de pontes e o trabalho de prevenção às doenças relacionadas às cheias. 

 

O secretário-executivo da Defesa Civil do Amazonas, Francisco Máximo, considera que Manaus está preparada para a assistência às famílias mais afetadas pelas cheias.

 

A maior preocupação do governo estadual, neste momento, é com as cidades sem infraestrutura para fazer o tratamento da água.

 

Sonora: “O Amazonas, apesar de concentrar a maior bacia hidrográfica do mundo, possui muitos municípios sem tratamento de água e de esgoto. A falta de água potável também tem causado muitos danos para os nossos ribeirinhos, principalmente danos à saúde. Esse ano estamos levando purificadores de água coletivo, que têm a capacidade de purificar água para mil pessoas. E essa tem sido realmente a inovação neste momento em que as ações complementares estão indo até os municípios.”

 

A assistência da Defesa Civil do Amazonas se concentra na resposta humanitária, com fornecimento de cestas básicas, kit higiene, colchões e kit dormitório suspenso, com rede, mosquiteiro e lençol.

 

Na primeira etapa do plano de resposta às cheias, foram atendidos 15 municípios e 118 mil pessoas.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo