agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Sacolas plásticas deixam de ser distribuídas em 1,5 mil supermercados do Rio

02:16 Geral, Notícias 26/06/2019 - 10h56 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

Pelo menos 1.500 supermercados de todo o estado do Rio de Janeiro não vão mais oferecer sacolas plásticas aos clientes, a partir desta quarta-feira (26).


A mudança obedece a lei estadual que está entrando em vigor e tem o objetivo de diminuir o uso e descarte do material poluente.


Atualmente, cerca de 4 bilhões de sacolas plásticas são utilizadas, por ano, em todo o estado. Em substituição, sacolas com pelo menos 51% de material provenientes de fontes renováveis serão vendidas aos clientes.


Mas, de acordo com o presidente da Associação de Supermercados do Estado, Fábio Queiroz, o objetivo é que eles passem a levar suas próprias sacolas retornáveis.


Os supermercados deverão cobrar apenas o preço de custo das sacolas, mas o valor vai variar de acordo com cada estabelecimento.


Como a distribuição não será mais gratuita, isso deve se reverter em economia para o consumidor.


Por enquanto, apenas supermercados de grande porte estão proibidos de distribuir sacolas plásticas. Já aqueles que tem faturamento de até R$ 3,6 milhões, por ano, terão até o dia 26 de dezembro para se adequar.


A partir de junho do ano que vem, a regra vai valer também para os demais estabelecimento comerciais como lojas, padarias e farmácias.


Em caso de descumprimento, o comerciante terá que pagar uma multa que pode chegar a R$ 34 mil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique