Barroso diz que decisão do Judiciário nem sempre é a popular

Ministro do STF

Publicado em 06/08/2019 - 13:52 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda-feira (5), no Rio de Janeiro, que nem sempre a decisão correta e justa é popular.

 

Ele foi o orador da cerimônia que concedeu a medalha Teixeira de Freitas ao ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence e acrescentou que, em alguns momentos, o Judiciário deve adotar posições contrárias ao desejo da população.

 

Mas, por isso, precisa ser transparente para que todos possam compreender os motivos que levaram à decisão. Barroso, inclusive, apontou Pertence como um dos responsáveis por iniciar o processo que estabeleceu uma maior interlocução entre o Poder Judiciário e a sociedade e destacou a influência do ex-ministro - um dos primeiros indicados ao Supremo após a redemocratização sobre posições recentes do STF.

 

Em seu discurso, Barroso também defendeu a necessidade de uma reforma política capaz de baratear o custo das campanhas eleitorais, aumentar a representatividade do Congresso e facilitar a governabilidade. Para ele, é preciso combater a influência do poder econômico nas eleições e a multiplicação dos partidos, já que muitos não teriam nenhum programa autêntico.

Últimas notícias
Saúde

Dengue: remédios caseiros podem colocar saúde em risco

A automedicação pode causar reações graves e, até mesmo, hemorragias. O Ministério da Saúde afirma não haver evidências científicas de que remédios caseiros contra a dengue funcionem. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo já registra 139 mortes por dengue em 2024

Somente nessa terça (26), 24 pessoas morreram. Menos de 35% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos foram vacinados contra a doença no estado.

Baixar arquivo
Saúde

Dengue começa a desacelerar no Norte, Centro-Oeste e Sudeste

Conforme dados do Ministério da Saúde, Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso já chegaram ao pico da doença e começam a apresentar queda. 

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro tem até hoje (27) a noite para explicar estadia em embaixada

O jornal americano The New York Times divulgou vídeos que mostram que o ex-presidente ficou entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano na embaixada húngara, em Brasília. A defesa do ex-presidente quer se reunir, pessoalmente, com o ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Geral

Irmãos Brazão são transferidos para presídios federais diferentes

Chiquinho Brazão e Domingos Brazão, acusados de serem os mandantes do assassinato de Marielle Franco, foram transferidos para as penitenciárias federais de Campo Grande e Porto Velho.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal Black Brazil Art destaca artistas negros no RJ

Em sua terceira edição, a “Bienal Black Brazil Art” chega, pela primeira vez, ao Rio de Janeiro. O evento reúne obras de mais de 200 artistas negros brasileiros e estrangeiros.

Baixar arquivo