Casos de sarampo no Brasil aumentam 40% em uma semana; números podem dobrar

Epidemia

Publicado em 28/08/2019 - 22:15 Por Victor Ribeiro - Brasília

O número de casos da epidemia de sarampo no país aumentou quase 40% da semana passada para esta semana. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado nessa quarta-feira (28) pelo Ministério da Saúde, os casos confirmados desde o início do surto da doença, no dia 2 de junho, eram 1.680 até a semana passada, e chegaram a 2.331 no balanço desta semana. Além de um homem de 42 anos, que morreu em decorrência da doença, a morte de uma criança menor de um ano está em investigação.


O boletim indica ainda que quase 11 mil pessoas estão com suspeita da doença e ainda aguardam os resultados de exames. O levantamento do Ministério da Saúde aponta que 26% dos casos suspeitos acabam sendo confirmados para sarampo. Se essa tendência se mantiver, o número de pessoas infectadas pode dobrar nos próximos dias.


Apesar disso, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, avalia que os números devem parar de crescer em breve.


“A atualização dos dados toda semana é fundamental para que a gente consiga entender a tendência dessa transmissão. Tudo indica, baseado nas ações realizadas, que a gente está chegando em um período de estabilização”.


O ministério não considera necessário fazer campanha de vacinação, mas comprou quase 29 milhões de doses extras de vacina contra o sarampo.


A faixa etária mais vulnerável é de crianças menores de um ano. A cada 100 mil habitantes nessa idade, 45 estão infectados. Em seguida, vem as crianças de 1 a 4 anos de idade, com incidência de sarampo em 12 a cada 100 mil habitantes.


O sarampo é uma doença transmitida pelo ar e pode se espalhar muito rápido. Uma pessoa infectada pode transmitir para até 18 pessoas.


Wanderson Oliveira destacou que esse surto da doença não tem relação com o registrado no ano passado no Norte do país.


“Amazonas, Pará e Roraima conseguiram interromper a cadeia de transmissão daquele surto. Então estamos falando de uma nova cadeia de transmissão. Os casos atuais de São Paulo são provenientes da Noruega e de Israel”.


Apesar de não ter uma campanha específica para a vacina tríplice viral, que previne contra o sarampo, ela deve ser incluída na campanha de multi-imunização que o Sistema Único de Saúde vai oferecer no mês de outubro. Após a morte do homem de 42 anos, o ministério planeja para o ano que vem vacinar adultos que não tenham se imunizado.


De acordo com o secretário Wanderson Oliveira, os laboratórios não têm estoque de vacina disponível e, por isso, tem sido difícil encontrar vacina contra sarampo até mesmo na rede particular.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo