Médicos suspendem cirurgias no Amazonas

Paralisação

Publicado em 05/08/2019 - 15:20 Por Sayonara Moreno - Brasília

Alegando atraso de pagamentos, médicos do ICEA, Instituto de Cirurgiões do Estado do Amazonas, suspenderam o serviço, parcialmente, desde o último sábado (3), por tempo indeterminado.

 

A decisão da entidade motivou, inclusive, um plano de ação do governo do Estado.

 

O ICEA alega que a SUSAM – a Secretaria de Saúde do Amazonas, mesmo realizando pagamentos este ano, ainda deve à entidade o equivalente a cinco meses de repasse.

 

Segundo o presidente do Instituto, José Francisco, os cirurgiões da entidade só devem normalizar o atendimento, se a Secretaria fizer o pagamento de, pelo menos, dois meses atrasados. Mas, ele garante que o atendimento emergencial vai ser mantido.

 

Segundo José Francisco, os serviços de emergência serão mantidos nos grandes prontos-socorros como Platão Araújo, João Lúcio e 28 de Agosto. Também vai ser normal, nos prontos-socorros infantis, nas maternidades e Cecon.

 

Por conta da paralisação, a Secretaria de Saúde elaborou um plano de ação para tentar diminuir os problemas à população.

 

No caso das UPAS e dos serviços de pronto atendimento, os pacientes serão remanejados para outras unidades, caso necessário.

 

O Samu foi orientado a encaminhar pacientes aos prontos-socorros onde há cirurgião de plantão.

 

Além disso, a Secretaria de Saúde informa que qualquer falta de atendimento deve ser comunicada ao Ministério Público, para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis.

 

Segundo o governo do Amazonas, a paralisação contraria uma liminar da Justiça do Estado. Por isso, a Procuradoria Geral do Estado, acionou, novamente, a Justiça para que avalie a situação.

 

Em relação ao atraso de repasses que os cirurgiões alegam, a Susam informou que os pagamentos deste ano estão sendo feitos regularmente, incluindo os referentes ao ano passado. A Secretaria menciona, ainda, que as despesas de 2016, 2017 e 2018 passam por auditoria. No total, a Susam alega ter pago, este ano, mais de R$ 25 milhões.

 

Sobre a dívida relacionada ao mês de maio deste ano, mencionada pelo presidente do Instituto, a Susam confirmou essa pendência, no valor de R$ 4 milhões e informou que esse valor deve ser pago nos próximos dias.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo