Aras promete atuar com democracia e defender minorias

Posse PGR

Publicado em 26/09/2019 - 15:51 Por Sayonara Moreno - Brasília

Velar todos os valores da Constituição Federal, atuar com democracia e defender as minorias. Esse foi um dos compromissos que o novo procurador-geral da República, Augusto Aras, assumiu, durante a posse no cargo.

 

A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, com a participação de diversas autoridades.

 

Ao assinar o termo de posse, o presidente Jair Bolsonaro voltou a mencionar a dificuldade em encontrar um nome a ser indicado para a PGR. O presidente disse ainda esperar que Augusto Aras cumpra o papel de forma altiva, independente e com responsabilidade.

 

Antônio Augusto Brandão de Aras foi aprovado para o cargo, nessa quarta-feira (26), após sabatina no Senado Federal, com 68 votos a favor, 10 contrários e uma abstenção. Aras foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, mesmo fora da lista tríplice apresentada pela Associação de Procuradores da República.

 

Questionado durante a sabatina no Senado por ter sido escolhido fora da indicação, Aras argumentou que a lista trouxe corporativismo para o Ministério Público e defendeu a unidade da instituição.

 

Ainda na sabatina, o novo procurador disse apoiar a Operação Lava Jato, mas admitiu ver excessos, a exemplo do que chamou de “busca por holofotes de alguns procuradores”. Quando perguntado se teria independência em relação ao Executivo, Aras afirmou que terá independência com harmonia.

 

Ao fim da cerimônia de posse, o novo procurador disse que vai dar andamento às atividades do órgão, com uma nova equipe. Ele também citou que a solenidade como novo procurador vai ocorrer na sede do Ministério Público Federal, na próxima quarta-feira.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo