Governo pretende reforçar combate à tuberculose no país

Saúde Pública

Publicado em 30/09/2019 - 10:19 Por Marcela Rebelo - Brasília

Os ministérios da Saúde e da Cidadania querem atuar em conjunto para reforçar o combate à tuberculose no país.

 

Uma instrução publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, traz direções para que os profissionais da rede socioassistencial orientem e acompanhem as pessoas com suspeita ou confirmação de tuberculose.

 

O documento destaca que um terço da população brasileira tem o bacilo da tuberculose, como infecção latente, ou seja, não possui sintomas. E que o desenvolvimento da forma ativa da doença ocorre, principalmente, em pessoas com maior vulnerabilidade social ou econômica, que precisam de uma estratégica específica para o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

 

Locais com grande aglomeração de pessoas e com pouca ventilação, como moradias em condições precárias, são ambientes propícios para proliferação de casos.

 

Entre os principais fatores de risco para o agravamento da tuberculose, estão a desnutrição; doenças que afetam o sistema imunológico; uso de tabaco, álcool e outras drogas, além da dificuldade de acesso aos cuidados de saúde.

 

Dados mostram que municípios com alta cobertura do Programa Bolsa Família apresentam menos incidência da tuberculose. E pessoas que recebem cestas básicas apresentam maior probabilidade de cura e menor possibilidade de abandono do tratamento.

 

No mundo a estimativa é que 10 milhões de pessoas tiveram tuberculose em 2017 e 1,3 milhão morreram em decorrência da doença.

 

No Brasil, somente em 2018, foram registrados mais de 75 mil casos novos da doença e, em 2017, foram mais de 4,5 mil mortes.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo