Rio pode ter praia com símbolo internacional de qualidade

Bandeira Azul

Publicado em 03/09/2019 - 08:42 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), na Região dos Lagos, pode mais uma vez receber a certificação da Bandeira Azul, símbolo internacional que atesta a qualidade da água e da areia. O selo é atribuído anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram um conjunto de 34 requisitos que envolvem a qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura e sustentabilidade.

 

Em 2018, o local recebeu pela primeira vez o título. Até então, apenas a Prainha, na zona oeste do Rio, ostentava o selo, no estado.

 

O hasteamento da Bandeira Azul, previsto para o dia 13 de novembro, ainda depende da confirmação de um júri internacional, que vai se reunir no próximo mês em Copenhague, na Dinamarca. Antes disso, a coordenadora nacional do Programa de Certificação, Leana Bernardi, fará uma visita de inspeção à Praia do Peró.

 

De acordo com o biólogo Octávio Menezes, que integra o movimento Amigos do Peró, o certificado acaba refletindo também no tipo de turista que procura a região.

 

O biólogo ressalta a importância de divulgação do projeto para que outras praias do Brasil também possam se adequar e concorrer ao título.

 

Em novembro do ano passado, um júri nacional formado por representantes dos ministérios do Turismo, Meio Ambiente, das Cidades e do Serviço de Patrimônio da União (SPU) aprovou o novo hasteamento na Praia do Peró. O certificado será renovado de forma provisória, até que a Prefeitura de Cabo Frio conclua as obras necessárias para atender as exigências da coordenação do programa.

 

A principal exigência é o saneamento básico da orla e esgotamento sanitário dos quiosques. A administração municipal garante que as obras, orçadas em R$ 2 milhões, serão iniciadas em março do ano que vem.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo