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Consumidores de MT devem ficar atentos à conta de luz de outubro, alerta Procon

02:33 Geral, Notícias 14/10/2019 - 21h33 Brasília Embed

Larissa Abreu*

De olho em fraudes, o Procon alerta os consumidores mato-grossenses a ficarem atentos às faturas de energia elétrica de outubro.

 

Além de observar o histórico de consumo dos últimos meses, o consumidor também deve verificar na fatura se a leitura do relógio foi feita entre o intervalo mínimo de 27 dias e máximo de 33 dias.

 

De acordo com a secretária-adjunta do Procon Mato Grosso, Gisela Simona, o calor do mês de setembro pode ter contribuído para o aumento da conta, devido ao uso excessivo de ventiladores e aparelhos de ar condicionado, mas é preciso conferir o consumo detalhado para saber se não houve abusos.

 

“Essa questão do calor influencia consumo de energia, mas você tem um percentual razoável de aceitação. Na própria fatura o consumidor os consumos dos últimos 11 meses. E verificando, é importante você saber se no passado você teve um consumo semelhante”.

 

Segundo Gisela, outra dica é analisar a faixa de ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Em Mato Grosso, o ICMS é escalonado, isso significa que, quanto mais quilowatts-hora consumidos, maior será o valor do imposto.

 

Além disso, também há o custo da bandeira tarifária que pode influenciar na conta. No mês de setembro foi a bandeira vermelha, que representa um acréscimo de R$ 4 a cada cem quilowatts consumidos.

 

Caso o consumidor identifique irregularidades na conta de luz, a orientação é procurar a concessionária de distribuição de energia. E se a empresa não apresentar solução para o problema, o Procon deve ser acionado, explica Gisela.

 

“Primeiro passo é sempre procurar a concessionária de energia. Não tendo nela o apoio para resolver a demanda, procure o Procon mais próximo. Há o prazo de 10 dias para a empresa responder a sua demanda”.

 

Além das unidades físicas do Procon, os consumidores podem fazer reclamações referentes a faturas de energia pelo site consumidor.gov.br

 

*Estagiária, com supervisão de Ariane Póvoa

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