agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Cartel para venda de equipamentos à Petrobras gerou prejuízo de R$ 1,6 bilhão

01:59 Geral, Notícias 23/10/2019 - 12h58 São Paulo Embed

Nelson Lin

A Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal do Paraná deflagraram esta quarta (23) a operação Tango & Cash, a 67ª fase da Lava Jato. Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.


De acordo com os investigadores, o grupo Ítalo-argentino Techint participava de um cartel visando à sua contratação como fornecedora de tubos e equipamentos à Petrobras. Os executivos deste grupo também são acusados de pagarem propinas aos funcionários de alto escalão da estatal de 2008 a 2013.


As medidas de busca e apreensão procuram esclarecer os pagamentos sem razão econômica aparente realizados pelo Grupo Techint ao ex-diretor da área internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada. O prejuízo causado nesse cartel é estimado em mais de R$ 1,6 bilhão, mesmo valor que foi bloqueado na Justiça de um diretor do grupo.


O procurador do MPF Marcelo Ribeiro de Oliveira afirmou que alguns dos suspeitos eram investigados por lavagem de dinheiro na Suíça e Itália e que houve cooperação internacional para que as provas obtidas naqueles países fossem repassadas ao Brasil.


Procurada, a empresa Techint não respondeu aos questionamentos da reportagem. Também não conseguimos contato com a defesa de Jorge Luiz Zelada. A Petrobras ainda não se pronunciou sobre a operação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique