agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Mães e filhos infectados pelo Zika podem ficar imunes ao vírus, revela pesquisa

02:56 Geral, Notícias 06/10/2019 - 12h31 Rio de Janeiro Embed

Cristiane Ribeiro

Um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Federal Fluminense detectou que mães e seus filhos infectados pelo vírus Zika durante a gestação podem desenvolver imunidade à doença.

 

Das 50 crianças e 50 mães pesquisadas, 80% desenvolveram a imunidade ao serem submetidas novamente ao vírus.

 

O grupo vem sendo acompanhado por pesquisadores da Fiocruz e da UFF desde 2016, quando os bebês com microcefalia nasceram de mães que tiveram zika durante a gravidez.

 

A pesquisadora da Fiocruz Luzia Maria de Oliveira Pinto, explicou que a partir de 2018, o sangue do grupo começou a ser coletado e analisado para entender a resposta do sistema imunológico delas a uma nova exposição ao vírus zika.

 

Além do acompanhamento laboratorial dessas 100 pessoas, a UFF também faz o acompanhamento clínico de 265 crianças que nasceram na região de Niterói. O objetivo, segundo a pesquisadora da UFF Claudete Araújo Cardoso, é verificar se as crianças desenvolvem alguma doença ou complicação nos cinco primeiros anos de vida.

 

Nesse acompanhamento, os pesquisadores verificaram, por exemplo, que alguns bebês, que nasceram aparentemente saudáveis, desenvolveram a microcefalia de três a seis meses depois.

 

Nesse sábado (5), mães e seus filhos que participam da pesquisa, estiveram no campus da Fiocruz, em Manguinhos, na zona norte do Rio. A recepção foi um agradecimento pela colaboração com o estudo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique