Operação desarticula organização criminosa em Tocantins

Busca e Apreensão

Publicado em 01/10/2019 - 15:03 Por Juliana César Nunes - Brasília

Policiais federais cumprem nesta terça-feira quatro mandados de busca e apreensão e três mandado de prisão temporária em Palmas, no Tocantins.

 

A ação faz parte da Operação Urutau, que pretende desarticular uma organização criminosa, acusada de corrupção e lavagem de dinheiro.

 

O nome da operação faz referência ao pássaro urutau, conhecido como o rei da camuflagem. No caso em apuração, a camuflagem ocorreria por meio de laranjas e testas-de-ferro, para dissimular ou ocultar a origem ilícita dos recursos e a real propriedade de bens e empresas.

 

O valor total dos contratos públicos ligados às empresas deste esquema pode ultrapassar R$50 milhões. A Operação Urutau é uma continuidade das investigações iniciadas em 2016, com a Operação Reis do Gado e que apontam a existência de esquemas de desvio de recursos públicos em gestões anteriores do governo do estado.

 

Na semana passada, Marcelo Miranda, ex-governador do Tocantins, foi preso. O pai e o irmão do político também foram detidos pela Polícia Federal. Na sexta-feira o pai foi solto mediante pagamento de fiança.

 

Os agentes afirmam que, mesmo após as primeiras investigações, o grupo continuava praticando crimes como lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e uso de laranjas para esconder patrimônio. A defesa de Marcelo Miranda e do irmão nega as acusações e vai entrar com pedido de habeas corpus ainda nesta semana.  

 

As atividades econômicas envolveriam desde fazendas agropecuárias, passando pela compra de aeronaves, até empresas de engenharia e construção civil. Segundo cálculos dos investigadores, a suposta organização criminosa teria causado prejuízos de mais de R$300 milhões aos cofres públicos.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo