agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Operação em Roraima identifica 30 focos de garimpo ilegal em território Yanomami

01:53 Geral, Notícias 06/10/2019 - 10h49 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Trinta focos de garimpo ilegal identificados, maquinário e transporte apreendidos e centenas de invasores retirados. Esse é o balanço da operação que Walopali/Curare Onze, que durou doze dias, no território indígena Yanomami, em Roraima.

 

Junto com os invasores, foram apreendidos motores, bombas draga, geradores e equipamentos da atividade de extração de minério.

 

Até um helicóptero foi apreendido e duas pistas de pousos ilegais, para abastecimento do garimpo, foram destruídas pelos fiscalizadores.

 

Quase 80 agentes de vários órgãos, como Funai, Ibama, Exército, Polícia Federal, Icmbio, e outros estaduais de Roraima participaram das ações. Eles se dividiram em três frentes de atuação na terra Yanomami e na floresta Nacional de Roraima, ao longo dos rios Mucajaí e Couto Magalhães, um dos principais focos de garimpo ilegal de grandes proporções, segundo a Funai.

 

A fundação estima que entre sete e dez mil garimpeiros estejam invadindo a terra indígena, gerando para a região grande impacto socioambiental, inclusive a proliferação de doenças, expansão de violência, desmatamento, assoreamento dos rios e contaminação por mercúrio, nas comunidades.

 

A terra indígena Yanomami é a maior do país com uma área de quase 10 milhões de hectares, mais de 400 vezes o tamanho do estado de Sergipe.

 

Na reserva, que faz fronteira com a Venezuela, vivem cerca de 26 mil indígenas tanto Yanomami, quando da etnia Ye'Kuana. Também é confirmada a existência de um povo isolado, e a existência de outros seis povos em isolamento também está em estudo. O nome da operação Walopi , significa em yanomami, “espírito da onça pintada”.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique