Palmas registra 300 acidentes com escorpiões só neste ano

Tocantins

Publicado em 18/10/2019 - 09:24 Por Bianca Paiva - Brasília

Um bicho pequeno e traiçoeiro – o escorpião - já fez 300 vítimas este ano em Palmas, no Tocantins.

 

O número já se aproxima do registrado em todo o ano passado: 316 casos.

 

A combinação calor e umidade, típica do período chuvoso na região norte, favorece o aparecimento desse aracnídeo nas residências.

 

Manter a casa limpa e tapar ralos e frestas nas portas estão entre as dicas para evitar esse hóspede indesejado, como ressalta o biólogo da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Anderson Brito Soares.

 

Em caso de picada de escorpião, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

 

Em Palmas, há quatro locais de referência para esse tipo de atendimento: as UPAS Norte e Sul; o Hospital Geral e o Hospital Infantil Público. Os únicos procedimentos que podem ser adotados em casa são lavar o local da lesão com água e sabão e fazer uma compressa com água morna.

 

Oito espécies de escorpião já foram registradas no Tocantins. A maioria dos acidentes ocorre com o tipo mais inofensivo, mas há casos de picadas que podem levar a óbito.

 

Os dois tipos de escorpião mais perigosos são: o amarelo, com uma mancha preta na cauda, e o preto – encontrado, até o momento, somente na zona rural.

 

A Vigilância e Controle de Zoonoses recomenda,  se possível, a captura e o encaminhamento do animal à unidade de saúde, para facilitar a identificação da espécie, o tratamento mais adequado, além de ajudar no mapeamento da ocorrência desses aracnídeos no estado.

 

Os moradores da capital tocantinense podem solicitar vistoria nas residências por meio do telefone: 63 3212 7918.

 

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo