Manuseio de produtos causam acidentes de consumo

Inmetro

Publicado em 15/11/2019 - 10:14 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Os acidentes de consumo acontecem com frequência no manuseio de produtos. Quedas de escadas de alumínio, que não têm sistema de segurança, cortes provocados por latas de conserva e arranhões, gerados por estruturas pontiagudas em carrinhos de bebê, são algumas das ocorrências que o Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia caracteriza como acidentes de consumo.


Qualquer produto pode causar um desses acidentes e relatá-los é muito importante para a adoção de medidas que garantam mais segurança aos consumidores.


Esta é a proposta do Sinmac-Sistema Inmetro de Relatos de Acidentes de Consumo, criado em 2013, mas que nem sempre é acionado. O sistema funciona como um banco de dados, fornecendo relatórios e estatísticas, reunindo informações como tipo de produto com mais relatos de incidentes e os impactos destes eventos na produtividade do Brasil.


Para o coordenador executivo e de gestão do inmetro, Paulo Coscarelli, além dos riscos para a vida dos consumidores, esses acidentes custam caro a vários setores da vida do país.


O Sistema Inmetro de Relatos de Acidentes de Consumo recebe, em média, 300 relatos de acidentes por ano, com destaque para eletrodomésticos, produtos infantis, utensílios domésticos, mobiliário e aparelhos eletrônicos.


Este ano, porém, a participação dos consumidores está aquém da série histórica, com pouco mais de 130 ocorrências até o início de novembro.


De acordo com Coscarelli, o estabelecimento de ações pelo Inmetro não está vinculado à quantidade de denúncias.


Para registrar um acidente de consumo, o consumidor pode recorrer ao telefone 0800 285 1818 de segunda à sexta, das 9h até às 17h. Outra possibilidade é entrar no site www.inmetro.gov.br/consumidor/formulario_acidente.asp

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo