Polícia combate quadrilha que atua no Camelódromo do Rio

Operação Camelus

Publicado em 04/12/2019 - 20:01 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio e a Polícia Civil deflagraram, nesta quarta-feira (4), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra oito pessoas acusadas de integrar um grupo criminoso com atuação no Centro Comercial da Uruguaiana, conhecido como Camelódromo, localizado no centro da capital fluminense.

 

As investigações apontaram que a atual e a antiga administração do mercado popular praticavam extorsões e aquisições de boxes de forma irregular. Tanto o ex-presidente do Centro Comercial da Uruguaiana, João Lopes do Nascimento, como o atual, Antenor Pereira de Jesus Filho, foram alvo da operação, batizada de Camelus.

 

Os mandados foram cumpridos em várias regiões do estado, inclusive da Baixada Fluminense. Nos endereços, foram apreendidas quatro pistolas, além de documentos relacionados a contabilidade e recibos de pagamentos, que estão sob análise. A Polícia Civil informou, ainda, que já foram colhidos depoimentos de investigados, mas que, até o momento, ninguém foi preso.

 

A denúncia oferecida à Justiça pelo Ministério Público, detalha que, no período de abril de 2015 a maio de 2018, com a participação de agentes públicos, os denunciados praticavam, crimes de extorsão de comerciantes, venda e cessão irregular de espaço público, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

 

De acordo com os investigadores, funcionários da administração cobravam taxas semanais dos comerciantes alegando que o dinheiro seria destinado para segurança, limpeza e suposto rateio da conta de luz. Aqueles que não pagassem o valor solicitado eram ameaçados e corriam o risco de perder o ponto de venda no local.

 

Após a denúncia, a Justiça determinou o afastamento de integrantes da organização criminosa de suas funções na Associação. Também um servidor, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública não poderá exercer atividade até o julgamento do mérito.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo