agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Chega ao Rio a última parte dos equipamentos e do carvão ativado para filtragem da geosmina

02:10 Geral, Notícias 20/01/2020 - 09h11 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) informou que chegou neste domingo (19) a última parte dos equipamentos e do carvão ativado para iniciar o novo tratamento da água distribuída na capital fluminense.

 

Segundo a Cedae, o maquinário que vai ser usado para filtrar a substância geosmina, que tem causado alterações no aspecto, cheiro e no gosto da água, foi feito sob encomenda devido ao porte da Estação de Tratamento do Guandu.

 

A assessoria de imprensa da companhia informou também que o sistema já está sendo montado e o carvão será utilizado durante esta semana.

 

A crise no abastecimento de água do Rio começou no início do mês, com os primeiros relatos de mudança no aspecto da água que chega às torneiras da população.// Em muitos locais o abastecimento ainda está com cheiro e gosto de terra.

 

A Cedae sustenta que a substância geosmina é causada pela proliferação de algas e que não há riscos no consumo. A população, no entanto, relata desconforto e preocupação. Especialistas têm orientado a fervura da água e a filtragem com carvão ativado antes do consumo.// A compra de água mineral tem crescido.

 

Na semana passada dois diretores da companhia foram afastados dos cargos em função da crise. A Polícia Civil e o Ministério Público investigam a situação.

 

O Ministério Público ingressou com uma ação na justiça, na última sexta-feira, para determinar que a Cedae dê publicidade a mais de 70 laudos comprobatórios da qualidade da água.

 

Em solicitação anterior do MPRJ, a companhia disponibilizou alguns laudos na internet, mas, de acordo com o MP, os documentos não cumprem os critérios da recomendação.

 

A ação pede também que a Cedae apresente um plano de ação de monitoramento e avaliação da potabilidade da água a ser fornecida aos consumidores, bem como de verificação da rede de distribuição, incluindo práticas de gestão e comunicação das informações aos órgãos ambientais e de saúde pública.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique