agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Barcos especializados em vazamento de óleo em plataformas vão atuar em acidente com navio no MA

02:20 Geral, Notícias 29/02/2020 - 16h52 Brasília Embed

Fabiana Pelles

Quatro embarcações especializadas no atendimento de derramamento de plataformas de petróleo serão instaladas na área onde está encalhada a embarcação MV Stellar Banner no Maranhão. As chamadas OSRV, Oil Spill Recovery Vessel, darão apoio de forma preventiva, já que até o momento, segundo o comando unificado que trata do incidente, não há risco de vazamento no navio.


Segundo Marcelo Amorim, coordenador de Atendimento a Acidentes Tecnológicos do Ibama, os tanques onde ficam os lubrificantes estão intactos. No voo da última sexta-feira, foram detectados 333 litros de resíduos oleosos dos geradores em funcionamento da embarcação, o que é considerado normal em casos deste tipo.


“Isso são graxas ou óleos lubrificantes que costumam ficar no convés da embarcação devido ao seu próprio trabalho. Esse material foi carreado quer seja para a chuva, quer seja para a água do mar, e trazido para a superfície da água. Ela se espalhou, mas é uma camada muito fina. A melhor prática no mundo para esta situação se chama dispersão mecânica, utilizando a própria embarcação para que o óleo se quebre em partículas menores e seja mais fácil de ser naturalmente absorvido por bactérias que consomem o petróleo”.


Ainda de acordo com Marcelo, todas ações de emergência já foram tomadas para evitar acidentes. Foram instalados mais de mil metros de barreiras de forma preventiva, além do envio das OSRV.

 

Já foi aberto um inquérito administrativo para que sejam investigadas as causas do acidente. Mas, segundo Leven Siano, representante da empresa sul-coreana Polaris, a análise ainda deve demorar.

 

“A investigação ainda terá pelo menos 90 dias para poder analisar os documentos, a caixa preta do navio e todas as circunstâncias do fato para que a gente possa ter o apontamento de uma possível causa. Isso ainda vai ser conduzido à Procuradoria Especial da Marinha e ser julgado pelo Tribunal Marítimo no Rio de Janeiro”.


Um novo voo para detectar vazamentos na área será realizado neste sábado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique