agario unblocked agario - yohoho - agario - agario

Cedae interrompe funcionamento de estação no Rio após detectar detergente na água

02:02 Geral, Notícias 04/02/2020 - 08h58 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

A Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, interrompeu, na noite desta segunda-feira (3), o funcionamento da Estação de Tratamento de Água do Guandu, após detectar a presença de detergente na água.

 

A companhia informou que uma análise laboratorial identificou a presença de detergente na agua bruta que chega à estação e que a diretoria de Saneamento e Grande Produção decidiu fechar as comportas para garantir a segurança hídrica das regiões atendidas pelo sistema. 

 

Ainda segundo a Cedae, o material foi arrastado pelas fortes chuvas registradas na Região Metropolitana do Rio, desde a noite de domingo (2). 

 

A Companhia informou também que a Agenersa, Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado e  o INEA, Instituto Estadual do Ambiente, foram informados do fato. E que técnicos vão permanecer monitorando a captação de água até que a concentração destas substâncias não represente risco à operação do sistema.

 

A empresa não informou, no entanto, como vai ficar o abastecimento com a medida.

 

Ainda sofrendo com os efeitos da presença da substância Geosmina, os consumidores  agora precisam lidar com mais essa situação, que coloca sob suspeita a qualidade da água. 

 

Desde o início do ano, consumidores de dezenas de bairros da capital fluminense e municípios da região metropolitana relatam alterações na cor, cheiro e gosto fortes na água fornecida pela companhia.

 

Testes atribuíram as alterações à substancia geosmina, produzida por algas.

 

A companhia iniciou a aplicação de carvão ativado e argila ionizada para tentar solucionar o problema. No entanto, ainda há inúmeros relatos de que água permanece  com cheiro e gosto fortes. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique