Cinco pessoas morreram em São Paulo por causa das chuvas

Temporal

Publicado em 11/02/2020 - 21:43 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Chega a cinco o número de vítimas do temporal que atingiu o estado de São Paulo nessa segunda-feira (10). O Corpo de Bombeiros encontrou os corpos de duas mulheres e um homem que estavam em um carro que foi arrastado pelo transbordamento de um rio em Botucatu, no interior paulista.

 

Em Marília, também no interior do estado, uma cratera aberta na Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros engoliu um caminhão e um carro . O motorista do carro morreu. Nessa segunda-feira (10) já tinha sido confirmada a morte de um motorista de caminhão que também caiu em uma cratera que se abriu na Rodovia Marechal Rondon, que liga Jundiaí â divisa com o Mato Grosso do Sul.

 

Segundo a Defesa Civil, em todo o estado, pelo menos 516 pessoas ficaram desalojadas e 142 estão desabrigadas. Os estragos foram maiores no Vale do Ribeira, na região metropolitana da capital paulista, na Baixada Santista e no Alto Tietê. Na cidade de são Paulo, dia foi de limpar a lama e calcular os prejuízos. Depois que a água abaixou, foi possível ver os estragos.

 

A veterinária Jana Zieterman veio só passar o final de semana na capital paulista, mas viu quando o carro afundou na enchente. No restaurante de João Nunes a água atingiu um metro e meio de altura.

 

O restaurante de João fica ao lado do EBC, onde fica a redação da Rádio Nacional,  em São Paulo.  E a terça feira também foi dia de tirar a lama,  contar os prejuízos e tentar recuperar o que é possível da estrutura que ficou bem prejudicada. Tem muita lama por toda a empresa, muitos equipamentos foram danificados e os móveis ficaram revirados. Dois funcionários da ebc  ficaram ilhados até perto da meia noite de segunda para terça, quando conseguiram resgate após o volume da água na empresa e na avenida baixar.

 

A região fica no encontro dos rio Pinheiros e Tietê e foi uma das mais atingidas pelas chuvas na capital paulista. É a mesma região onde fica a Ceagesp, o maior entreposto de alimentos da América Latina, que  calcula prejuízos nas casa dos R$20 milhões. Sete mil toneladas de alimentos foram perdidas. A previsão é de que o entreposto volte a funcionar na tarde dessa quarta-feira, depois de concluídos os trabalhos de limpeza.

 

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, as fortes chuvas devem gerar um prejuízo de R$110 milhões para o comércio da região, principalmente na região metropolitana.

 

Em apenas 11 dias, as chuvas ultrapassaram em 37% a média histórica para o mês de fevereiro. Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, choveu neste mês cerca de 342 milímetros, e a média registrada entre 1981 e 2010 ficou em 249 milímetros.

Últimas notícias
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo