Mortes violentas no Rio caem 11% em janeiro

Balanço do ISP

Publicado em 19/02/2020 - 20:15 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

As mortes violentas continuam em queda no Rio de Janeiro. Segundo o Instituto de Segurança Pública do Estado, em janeiro o indicador “crimes violentos letais intencionais” caiu 11% na comparação com o mesmo mês do ano passado.


A categoria de crimes, que inclui os homicídios dolosos, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte, segue tendência decrescente observada no ano passado, quando houve uma queda total de 20% nesses casos, na comparação com o ano anterior. Em janeiro deste ano, foram 360 vítimas em janeiro. De acordo com o ISP, o menor número para o mês nos últimos sete anos.


Já os chamados autos de resistência ou mortes por intervenção de agente de Estado, que nos doze meses de 2019 aumentaram 18% em relação a 2018, tiveram um recuo de 4% em janeiro deste ano. Foram 152 mortes, sete a menos do que em janeiro de 2019.


O primeiro mês de 2020 registrou duas mortes de policiais em serviço. Em todo o ano passado, esse número chegou a 22, o menor desde 2015.


Outros indicadores de janeiro também mantiveram a tendência de queda em relação a igual mês em 2019. O roubo de carga diminuiu 22%; os roubos de veículo e de rua caíram 14%.


Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública têm como base os registros de ocorrência das delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de janeiro.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo