agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Procon notifica empresas de sites de vendas e WhatsApp por falhas na segurança

01:54 Geral, Notícias 21/02/2020 - 21h13 Brasília Embed

Eliane Gonçalves

O Procon de São Paulo notificou empresas de internet por falhas no sistema de segurança dos usuários.


As empresas que receberam notificação foram o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e os sites de venda OLX, Mercado Livre e Zap Imóveis.


Segundo o Procon, golpistas monitoram esses sites de venda, entram em contato com um vendedor que tenha anunciado no site e enviam uma mensagem por SMS pedindo um código que deverá ser digitado pelo WhatsApp com a desculpa que o vendedor “regularize” seu anúncio.


Na verdade, esse código é um PIN de autenticação do WhatsApp. Com esse número, os golpistas clonam a conta da pessoa e passam a usar o número para se comunicar com os telefones cadastrados na agenda do telefone da pessoa.


Na notificação, o Procon questiona quais são os procedimentos que estão sendo adotados para garantir a segurança dos usuários. Também foi solicitado que as empresas informem o que tem sido feito para alertar consumidores e usuários sobre o golpe.


Em nota, o Grupo ZAP, responsável pelo site ZAP imóveis, confirmou que recebeu a notificação e disse que está monitorando os casos e atuando para combater a prática ilegal. A nota informa também que o grupo mantém canais de atendimento para esclarecer o que está acontecendo e fornecer as ferramentas necessárias para que os usuários não caiam no golpe.


Já a OLX informou que até essa sexta-feira não recebeu a notificação, e afirmou que a empresa não pede código de verificação ou senhas fora do site para os usuários e recomenda sempre que as negociações aconteçam via chat, na plataforma. A empresa também disse que usa os canais oficiais e redes sociais para alertar os consumidores.


Nós também entramos em contato com o Mercado Livre e o grupo Facebook, responsável pelo WhatsApp, e não tivemos retorno.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique