agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Projeto no TO ensina profissões tradicionalmente masculinas para mulheres desempregadas

02:20 Geral, Notícias 15/02/2020 - 06h52 Brasília Embed

Maíra Heinen

Há uma semana, a sala de aula do curso de Mecânica de Injeção Eletrônica está cheia - de mulheres.


O curso está em sua segunda edição e faz parte do programa Jeito de Mulher. O conteúdo é direcionado a mulheres preferencialmente de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego.


Também é voltado para aquelas que querem entrar no mercado de trabalho e atuar em profissões tradicionalmente masculinas. Na primeira edição, foram atendidas mais de 200 mulheres.


Desemprego, divórcio e outras dificuldades na vida foram o pontapé para Solange Alves, moradora de Palmas, no Tocantins, iniciar novos estudos para aumentar as chances de retorno ao mercado de trabalho. Ela é uma das alunas do curso ofertado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins e do Sine, o Sistema Nacional de Emprego.


Mecânica de carros geralmente é um trabalho associado aos homens, mas Solange garante que o mercado está em busca de mulheres.


“Para mim é uma área inovadora, que eu percebo que há necessidade de uma mulher, até porque hoje somos as maiores consumidoras do mercado. Eu vou lutar para isso”.


Além do curso em si, durante as primeiras aulas, as mulheres são informadas a respeito de empoderamento feminino, conscientização sobre os direitos sociais e civis, contexto do mercado de trabalho e sobre o posicionamento da mulher frente às profissões tradicionalmente ocupadas por homens.


Para Meire Bezerra, gerente de Capacitação, Qualificação e Unidades do Sine no Tocantins, é um diferencial para uma oficina mecânica ter entre seus profissionais, uma mulher.


“Quando a mulher chega no estabelecimento e tem outra mulher para receber e falar com precisão, com certeza é um diferencial para aquela oficina. E nós mulheres temos tanta capacidade quanto os homens”.


As alunas do curso recebem, além do material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança para as disciplinas práticas, e ainda, o lanche e o vale-transporte.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique