agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Amostras de pescado são colhidas em 18 estados e no DF para identificar fraudes

01:35 Geral, Notícias 04/03/2020 - 16h36 Brasília Embed

Marcela Rebelo

Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recolheram em atacados e mercados de 18 estados e do Distrito Federal amostras de pescado nacional e internacional para análise.

 

Os produtos serão enviados para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia. O resultado das análises será disponibilizado antes da Semana Santa, em meados de abril.


O alvo da fiscalização são as espécies de maior preço e, por isso, mais suscetíveis às fraudes, como bacalhau, salmão, dourada e surubim.


Por meio da análise do DNA, o laboratório vai verificar se as espécies não foram substituídas por outras de menor valor, o que pode caracterizar fraude econômica da troca de espécies – pelo fato de o peixe embalado ser diferente do informado no rótulo do produto.

 

Se for identificada irregularidade no pescado, o fornecedor poderá sofrer autuações, apreensões de produto e multas. No caso do pescado importado, a empresa pode perder a habilitação para comercializar o produto.


Em 2015, primeiro ano de realização da Operação Semana Santa, 23% das amostras foram reprovadas. No ano passado, 6% do material coletado estava fora de conformidade.


No período pós-carnaval, até a páscoa, o consumo de peixe costuma aumentar, influenciado por costumes religiosos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique