Chuva no Rio de Janeiro deixa mortos e desalojados

Meteorologia

Publicado em 02/03/2020 - 11:15 Por Raquel Júnia - Brasília

A chuva que cai no estado do Rio desde o ultimo sábado (29) causou a morte de três pessoas por deslizamentos. Uma quarta vítima, um idosa morreu por conta de uma descarga elétrica. 

 

Um das vítimas foi Flávio da Silva, de 40 anos, que morreu depois que sua casa desabou, no bairro do Tanque, na zona oeste da cidade.

 

Na baixada fluminense, em Mesquita, um senhor de 62 anos, Mizael Xavier, morreu após ser soterrado em um deslizamento de terra na Estrada Feliciano Sodré.

 

Segundo a Defesa Civil do estado do Rio, a terceira vítima foi um homem adulto ainda não identificado que teria se afogado em Acari, na zona norte da cidade. O homem foi levado por moradores para o Hospital Ronaldo Gazzolla, mas não resistiu. 

 

Na Taquara, uma descarga elétrica causou a morte de Vânia Nunes, de 75 anos, mas de acordo com a Defesa Civil ainda não é possível relacionar essa morte com as chuvas.

 

Equipes da Defesa Civil estão dando suporte às prefeituras de quatro cidades bastante atingidas pelas chuvas- Rio Bonito, Queimados, Magé e Tanguá. 

 

Em Magé, três casas foram atingidas por deslizamentos e duas pessoas que ficaram parcialmente soterradas foram resgatadas com vida e encaminhadas para o hospital do município. Também foram registrados desabamentos e deslizamentos de terras em outros nove municípios do estado.

 

Em pelo menos 18 municípios em várias regiões do estado houve ocorrências como transbordamentos de rios, alagamentos e inundações.

 

Em Mesquita, na baixada fluminense houve rompimento em uma tubulação de água. Equipes da Defesa Civil municipal e da Cedae estão no local.

 

O município do Rio está em estágio de alerta desde a madrugada deste domingo (1).

 

O estágio é o quarto em uma escala de cinco e indica que o volume de chuva pode causar transtornos generalizados na cidade. 

 

Desde o ultimo sábado (29) foram acionadas 30 sirenes de alerta em 16 comunidades com alto risco geológico. A defesa civil do município informou que recebeu 161 chamados, 75 por desabamento de estrutura e 35 por ameaça de desabamentos, 27 por deslizamento de barreiras.  Foram feitas 16 interdições emergenciais.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo