agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

"Lugar de mulher é onde ela quiser": campanha do MPT aborda desigualdade de gênero no trabalho

01:47 Geral, Notícias 07/03/2020 - 15h03 Brasília Embed

Beatriz Albuquerque

Trabalhar, cuidar dos filhos, da casa. Essa é a realidade de muitas mulheres no Brasil. E essas multitarefas muitas vezes comprometem a participação mais efetiva das mulheres no mercado de trabalho.


Esse é um dos temas da campanha lançada pelo Ministério Público do Trabalho em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O tema deste ano é "Lugar de mulher é onde ela quiser". Conversamos com a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade e Eliminação da Discriminação no Trabalho, procuradora Adriane Reis, e ela comentou sobre essa realidade das mulheres.


“As mulheres estão muitas vezes em atividades informais, que não têm um registro, ou em atividades autônomas. Justamente pela dificuldade de compatibilizar algumas tarefas nos papeis sociais que já estão pré-definidos, como o papel do cuidado familiar, em que há sobrecarga para a mulher”.

 

De acordo com pesquisa do IBGE, ainda há muita diferença na remuneração de homens e mulheres. Adriane Reis explica que, quando se trata de mulheres negras, essa diferença é ainda maior.


“Em média, no Brasil, o percentual é de 20% de diferença entre homens e mulheres. Quando a mulher é negra, a diferença supera 40%”.

 

E a campanha do Ministério Público do Trabalho não deixa a violência doméstica de fora. Outro foco da ação é mostrar que as mulheres que sofrem com esse tipo de problema faltam mais ao serviço.


Todas as informações da campanha estão nas redes sociais do MPT, como Instagram, Facebook e Twitter.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique