No Rio, visitas a idosos em asilos estão proibidas

Prevenção

Publicado em 20/03/2020 - 07:55 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

As visitas às instituições públicas ou privadas que abrigam idosos em todo o Rio de Janeiro estão proibidas pelos próximos 15 dias e funcionários e os idosos residentes devem fazer reforço das vacinas.

 

As medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus no grupo considerado de alto risco para a doença, constam da Resolução da Secretaria de estado de Saúde, publicada na terça-feira (17) desta semana e que reitera, ainda, a necessidade da constante higienização pessoal, principalmente das mãos, que devem ser lavadas com água e sabão.

 

No Abrigo do Cristo Redentor, em Higienópolis, zona norte do Rio, único administrado totalmente pelo governo do estado, vivem 219 idosos com idades de 60 a mais de 100 anos em situação de vulnerabilidade, ou seja, foram abandonados, sofreram maus tratos ou tiveram outros direitos violados.

 

Equipes da secretaria de Saúde vêm acompanhando o quadro dos residentes, que em sua maioria apresentam doenças crônicas.

 

Na capital fluminense, a Secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos é responsável por cinco abrigos públicos e seis conveniados, totalizando 170 idosos residentes.

 

A secretaria informou que todas as medidas para garantir a saúde dos idosos estão sendo tomadas.

 

Nessa quarta-feira (18), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulgou nota pedindo a colaboração dos conselhos estaduais e municipais da pessoa idosa de todo o Brasil, para que auxiliem na sensibilização das secretarias de saúde em relação aos idosos neste momento de emergência pública devido ao novo coronavírus.

 

O Conselho Estadual da Pessoa Idosa no Rio de Janeiro não retornou as ligações da reportagem até o fechamento desta matéria.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo