agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Disque denúncia registra 221 chamadas sobre coronavírus no Rio

02:32 Geral, Notícias 24/04/2020 - 12h56 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

Desde o início das medidas de isolamento social impostas no município do Rio de Janeiro por causa do novo coronavírus, o serviço Disque Denúncia registrou aumento de chamadas relacionadas à pandemia.

 

Segundo levantamento feito pelo Cempe-Centro de Pesquisas do Ministério Público do Estado, o período entre 16 de março e 9 de abril registrou uma média diária de 220 denúncias relacionadas apenas à Covid-19, na capital fluminense.  Em 2019, foram feitas em média 264 ligações, sendo que envolvendo todos os assuntos.

 

No período analisado, 96% das 6.648 denúncias recebidas tratavam de desrespeito ao distanciamento social. Foram quase 2.900 notificações de aglomerações, mil e 856 de funcionamento irregular de estabelecimentos e mais de mil e 600 sobre questões trabalhistas. A maior procura ao Disque-denúncia partiu de quatro bairros: Centro, Campo Grande, Barra da Tijuca, Tijuca e Madureira.

 

Para a coordenadora do Cenpe, Joana Monteiro, a análise ajuda a orientar o trabalho do Ministério Público. Ela destaca que o monitoramento é essencial para entender as medidas que precisam ser reforçadas no combate à epidemia.

 

Já o serviço Disk Aglomeração, da prefeitura do Rio, registrou duas mil e 260 denúncias até o dia 15 de abril, fechando duas semanas de funcionamento do serviço. Os bairros com mais chamados foram: Campo Grande, Realengo, Bangu, Centro, Santa Cruz, Tijuca, Copacabana, Taquara, Barra da Tijuca e Madureira.

 

Como parte das ações para evitar aglomerações, a prefeitura proibiu o funcionamento das feiras livres por 10 dias. Também entrou em vigor nessa quinta-feira (23), o decreto que torna obrigatório o uso de máscaras por todas as pessoas que circularem pelas ruas da cidade. O decreto prevê que, quem não usar a proteção, pode ser impedido de utilizar o transporte público ou entrar em estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar durante a pandemia.

 

Para estimular a população a se proteger, a prefeitura colocou máscaras em mais de 40 estátuas por toda a cidade, para chamar a atenção da população sobre a necessidade do uso do acessório.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique